DragonFly BSD 3.0 melhora suporte para multiprocessadores




O desenvolvedor Justin Sherrill anunciou a versão 3.0 do DragonFly BSD – um fork do FreeBSD – que tem um desempenho significativamente melhor em sistemas de múltiplos núcleos.

Um grande trabalho foi feito no VM SMP (multiprocessamento simétrico) para melhorar a escalabilidade geral, oferecendo, por exemplo, bons resultados para PostgresSQL e MySQL. Além disso, o kernel SMP é instalado por padrão, e ele pode rodar dois ou mais processos ao mesmo tempo.

O sistema de arquivos HAMMER usado pela distribuição foi atualizado para funcionar melhor em sistemas com pouca memória RAM, como 256 MB, e seu desempenho foi melhorado graças a um novo método de multiplexação de domínio. Uma nova ferramenta para criar e para gerenciar volumes de discos criptografados, tcplay(8), também foi adicionada.

Apesar das melhorias, a nova versão veio com problemas com imagens x86_64 GUI – o que foi confirmado por Sherrill – e outra versão já está sendo construída com uma correção.

Mais detalhes sobre a nova versão podem ser encontrados nas notas de lançamento. O DragonFly BSD 3.0.1 está disponível para sistemas de 32 e 64 bits a partir dos mirrors do projeto.

Com informações de The H

Fonte:iMasters –