Mandriva será entregue à comunidade

Jean-Manuel Croset, COO do Mandriva, anunciou que a companhia por trás da distribuição Linux está se preparando para entregar o controle do projeto para a comunidade. Uma “entidade independente” não especificada deve assumir a direção nos próximos meses. De acordo com Croset um grupo de trabalho de representantes da comunidade já está sendo criado para supervisionar a iniciativa para um novo modelo de governança.

Ainda não está claro que caminho a nova entidade vai tomar e como ela será envolvida na administração da distribuição. Croset também não explicou como a companhia, que vem tendo problemas financeiros recentemente, vai monetizar a distribuição, ou melhor, se há planos de monetizá-la. Ele anunciou...

que a companhia vai suportar a distribuição, mas também não especificou como isso vai acontecer.

No fórum do Mandriva, o contribuidor Raphaël Jadot afirmou que muitos membros da comunidade disseram à companhia para tentar emular o relacionamento entre Red Hat e Fedora. A decisão do Mandriva chega dias depois de a comunidade tomar a frente da situação e iniciar um desenvolvimento não oficial do Mandriva 2012.

O Mageia, fork da comunidade, fundado em 2010 em meio a preocupações com o futuro do Mandriva, se tornou razoavelmente popular entre os usuários, e um segundo release já está sendo preparado.

Com informações de The H

Fonte:iMasters –

Mude para versão para dispositivos móveis deste site