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20 ideias para títulos criativos que roubam a atenção na internet

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Está precisando de ideias para títulos criativos?

Mas afinal: o que é um título criativo?

É aquele que resume a essência do texto com poucas, mas poderosas palavras. 

A responsabilidade que pesa nas costas do seu título é enorme, logo, não dá para pecar justo nessa etapa.

E o que faz um bom título?

Antes de trazer ideias para títulos criativos que você pode adaptar e usar em seus artigos, páginas, emails e até em conteúdos para redes sociais, quero dividir com você 9 princípios fundamentais para criar bons títulos:

1. Procure ser sugestivo em seu título, você deve deixar uma lacuna em branco que só será preenchida com a leitura do texto.

2. Use verbos curtos que incitem uma ação, fazer perguntas abertas, colocando-se no lugar do leitor, usar o “como” ou “por que”.

3. Se no texto você deve escrever apenas o que for relevante, no título esse cuidado deve ser redobrado. Você tem poucos segundos para ganhar o leitor.

4. Não se esqueça: escrever é a arte de cortar palavras. Procure sinônimos curtos e interessantes para palavras grandes, quando for o caso.

5. Evite termos muito rebuscados para chamar atenção. Quanto mais compreensível for o título, maiores as chances do leitor se conectar com ele.

6. Seja o mais específico possível.

7. Sempre que possível use a palavra “você” para dar a sensação de exclusividade e proximidade. O leitor precisa sentir que aquele conteúdo foi pensado para ele.

8. Quando você consegue capturar a atenção das pessoas com um título, precisa entregar, no texto, aquilo que ofereceu.

9. O desejo de ler o resto do texto é despertado através da combinação entre benefícios e um senso de urgência.

3 perguntas-chave para escolher entre as melhores ideias para títulos criativos

Antes de pensar em gatilhos mentais ou palavras persuasivas, responda essas 3 perguntas:

Pergunta 1: Quem deve ler esse conteúdo?

Nada melhor para persuadir alguém do que falar a língua da persona.

Vamos dizer que seu público é formado por mulheres empreendedoras e  mães de primeira viagem.

Você quer ensinar essas mulheres a serem mais produtivas já que elas possuem menos horas disponíveis para tocar suas empresas.

“5 dicas para aumentar sua produtividade” é um título genérico.

Ao invés disso, você pode optar por:

“5 dicas para ser mais produtiva enquanto seu bebê dorme.”

Pergunta 2: Como vou ajudar essa pessoa?

Você pode acrescentar uma segunda camada a seu título: um benefício adicional.

O que essas mães e empreendedoras vão ganhar ao lerem seu texto até o fim?

Elas vão realizar tarefas importantes, mais rapidamente.

Por isso, terão mais tempo para curtir seu bebê sem ter que se preocupar com o que não foi realizado.

“5 dicas para ser mais produtiva e manter sua empresa lucrativa enquanto seu bebê dorme”.

Pergunta 3: O que torna esse conteúdo especial?

O texto se diferencia porque responde uma única pergunta, ou dor, de um público específico.

O conteúdo é especial porque está direcionado a melhorar a vida de novas mães não querem se sentir culpadas por dividir sua atenção entre seu filho e sua empresa.

“5 dicas para ser mais produtiva e manter sua empresa lucrativa enquanto seu bebê dorme (livre de culpa)”.

Quem pode concorrer com uma promessa praticamente personalizada e ultra específica como essa?

Agora que você já conhece os princípios por trás headlines que funcionam, você terá acesso a 20 ideias para títulos criativos praticamente prontas para usar.

É só adaptar para o seu texto e nicho para criar títulos magnéticos.

5 Ideias de títulos que atiçam a curiosidade dos leitores

Sabia que saciar a curiosidade também é uma fonte de prazer?

A busca por respostas ativa as mesmas áreas do cérebro relacionadas à satisfação.

De acordo com a teoria do intervalo de informação, de George Loewenstein, quando existe um espaço em branco entre aquilo que sabemos e aquilo que queremos saber, somos motivados a buscar informações para preenchê-lo.

Agora se você quiser realmente ficar na mente das pessoas, adicione um toque de pimenta à curiosidade.

Quando você afirma algo controverso, desperta o interesse das pessoas.

Exemplo: Pesquisas indicam que pessoas que comem mais vezes ao dia emagrecem mais rápido.

De acordo com tudo que sempre se falou sobre emagrecimento, essa parece uma afirmação contra intuitiva, certo?

Sendo assim, despertará a curiosidade do seu público.

Mas não basta ser controverso e ponto. Você precisa cumprir a promessa que fez e trazer a solução que prometeu.

Caso contrário, estará jogando sua...

credibilidade fora.

Sabe outra coisa que funciona como mágica para deixar as pessoas mais curiosas? Os segredos revelados.

Ao ter acesso ao conhecimento destinados a poucos, temos a sensação de pertencer a um grupo especial de pessoas que possuem acesso a informações privilegiadas e direto dos “bastidores”.

Use esses elementos do gatilho da curiosidade em seus títulos e veja se a taxa de cliques não irá dobrar como em um passe de mágica, como nessas 5 ideias para títulos criativos focados em gerar curiosidade nos leitores.

1.A verdade surpreendente que nunca contaram a você sobre [ASSUNTO]

A verdade surpreendente que nunca contaram a você sobre ganhar dinheiro na internet.

2.O segredo por trás de [ASSUNTO]

O segredo por trás de negócios digitais de sucesso.

3.A verdade que ninguém nunca contou sobre [ASSUNTO]

A verdade que ninguém nunca contou sobre investir na bolsa de valores com apenas 100 reais por mês.

4.3 técnicas de [ASSUNTO] que poucas pessoas têm acesso

3 técnicas de persuasão e vendas que poucas pessoas têm acesso

5.7 maneiras pouco conhecidas de [ASSUNTO]

7 maneiras pouco conhecidas de ganhar massa muscular mesmo treinado poucas vezes por semana

5 Templates de Títulos criativos para Tutoriais

Títulos no formato “como fazer”, típicos de tutoriais são como os clássicos: nunca saem de moda e sempre trazem resultados.

No entanto, isso não é desculpa para fazer apenas o óbvio na hora de criar o seu.

Sempre que a sua criatividade tirar férias, você pode recorrer a bons templates, como os desse artigo.

Garanto que você vai atrair muitos leitores ávidos pelo que você tem a ensinar.

1.Como Fazer Para […] (Mesmo Que [Obstáculo Comum])

Como fazer para ganhar 10 mil reais por mês escrevendo mesmo que você esteja começando agora

2.Como Fazer […] Sem [Precisar de Algo/Causar um Problema]

Como dominar a arte da escrita persuasiva sem se tornar um manipulador

3.Como [Transformar um Problema] [Em Um Benefício]

Como usar um perfil de menos de 10 mil seguidores no Instagram para gerar 6 dígitos de faturamento por mês

4.Como [sair de] e chegar a [Resultado Desejado)

Como ir de 0 a 5 mil inscritos no YouTube de forma 100% orgânica em 2021

5.Como Conseguir [Resultados] [Rapidamente/Fácil/Prático][Sem Riscos/Garantido]

Como transforma R$5.000 em R$5.436 em apenas 12 meses (método comprovado)

5 ideias para títulos em formato “Lista”

Assim como tutoriais, listas funcionam muito bem para chamar a atenção em títulos.

Aqui você encontra 5 modelos para usar e adaptar de acordo com sua necessidade e criatividade:

1.Coloque em prática essas [Nº] técnicas para melhorar [ASSUNTO]

Coloque em prática essas 5 técnicas para melhorar sua produtividade

2.[Nº] motivos pelos quais você ainda é um [ASSUNTO] amador

10 motivos pelos quais você ainda é um escritor amador

3.Acreditar nesses [Nº] de mitos sobre [ASSUNTO] gera [RESULTADO INDESEJADO]

Acreditar nesses 3 de mitos sobre fundos imobiliários gera prejuízos na sua carteira de investimentos

4.[Nº] dicas [ADJETIVO] para [RESULTADO DESEJADO]

7 dicas poderosas para reduzir a ansiedade durante a pandemia

5.[Nº] fatos pouco conhecidos que todos deveriam saber sobre [ASSUNTO]

9 fatos que todos deveriam saber sobre a Gripe Espanhola

5 templates de títulos que provam o que prometem

A prova social é um dos gatilhos mais importantes que podemos usar, não só em títulos, mas em qualquer parte da copy.

Se alguém de nossa confiança diz que obteve o mesmo resultado que desejamos, vamos confiar muito mais na solução proposta.

Você pode começar a aplicar esse gatilho em seus títulos usando essas 5 ideias para títulos criativos abaixo:

1.O que leva/faz/causa [PÚBLICO] a alcançar [ASSUNTO]

O que leva empreendedores digitais a alcançarem um faturamento de 6 dígitos no primeiro lançamento.

2.Junte-se a [Nº] pessoas que [CONQUISTARAM ALGO DESEJADO] em [TEMPO]

Junte-se a 3.567 pessoas que emagreceram 10 quilos em apenas 2 meses

3.[EXEMPLO DE SUCESSO] revela o segredo para [RESULTADO DESEJADO]

Lady Gaga revela o segredo para ter uma carreira bem-sucedida no mundo da música

4.Como eu [RESULTADO DESEJADO] (e como você também pode)

Como eu escrevo 5 mil palavras por dia (e como você também pode)

5.A estratégia de [EXEMPLO DE SUCESSO] para [RESULTADO DE SUCESSO]

A estratégia de Marie Forleo para ter um canal de empreendedorismo no YouTube com mais de 695 mil inscritos.

Como eu sempre gosto de dizer, o título é como um paraquedas: se você falha em abri-lo, tudo mais estará perdido.

Porém, com essas 20 ideias para títulos criativos que você agora tem nas suas mãos para usar, pode voar sem medo.



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