,1-- -->

7 filmes com finais surpreendentes para ver na Netflix

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email



Os filmes podem nos surpreender de diversas formas, principalmente se você for o tipo de espectador que espera muito (ou pouco) do que vai assistir — inclusive, se esse for o caso, vale a pena conferir o texto “A expectativa e a contaminação pelo hype” que já publicamos por aqui. Mas não é disso que estamos falando. O Canaltech fez esta lista com 7 filmes que nos induzem a pensar algo e, ao final, nos mostram um acontecimento completamente diferente do que esperávamos: você está lá tranquilo, assistindo inocentemente, quando é pego completamente de surpresa por um plot twist, ou seja, uma reviravolta.

Nós adoramos filmes assim, porque eles nos incentivam a procurar resoluções e pistas junto com o protagonista e gostamos de bancar os detetives. Outros filmes fornecem poucas pistas e, às vezes, tiram uma resolução aparentemente do nada, mas gostamos também (desde que passe a fazer sentido, claro).

Para aguçar ainda mais as habilidades de especulação ou para brincar com as nossas expectativas, separamos alguns dos melhores e mais surpreendentes títulos disponíveis na Netflix. A lista não está organizada nem por ordem de preferência, nem de qualidade, além de incluir clássicos e filmes mais recentes e populares.

E pode ler com tranquilidade, porque não tem spoilers!

Corpo Fechado

Imagem: Buena Vista Pictures

Lançado no ano 2000, esse filme voltou a ser comentado após o lançamento de mais dois títulos do mesmo universo: Fragmentado (2016) e Vidro (2019). A trilogia foi toda dirigida por M. Night Shyamalan, que tem muitos plot twists na sua filmografia e, mais abaixo, cito o mais famoso de todos eles. Apesar de ter sido recentemente revivido, ainda tem muitas pessoas que não o viram, o que significa que ainda é possível se surpreender com esse filme.

Na trama de Corpo Fechado, acompanhamos o personagem interpretado por Bruce Willis, David Dunn, que, incentivado pelo filho, começa a questionar seu corpo e a possibilidade de ser um portador de habilidades especiais. Se você é fã de cultura pop, há uma série de pistas que podem lhe ajudar a descobrir o final e antecipar a surpresa. Fique atento(a)!

Garota Exemplar

Imagem: 20th Century Fox

David Fincher, que já nos trouxe o final arrasador de Se7en – Os Sete Crimes Capitais (1995, também disponível na Netflix), é o diretor desse suspense com Rosamund Pike e Ben Affleck.

Através da narração em primeira pessoa, somos conduzidos por Amy Dunne (Pike) através de uma história envolvente e bastante íntima. Nesse caso, como somos expostos aos fatos através de um ponto de vista, é um pouco mais difícil de descobrirmos o final e, então, somos pegos bastante desprevenidos.

Vale lembrar que Rosamund Pike foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu trabalho nesse filme, que também passou por outras grandes premiações e levou alguns troféus para casa.

O Grande Truque

Imagem: Warner Bros.

Quando o assunto é ilusionismo, temos grande prazer em nos deixar ser enganados pela tremenda habilidade...

de um artista. Apesar de o Mister M ter revelado um bocado de truques, o ilusionismo segue sendo hipnotizador e cada vez mais complexo.

Um filme com dois ilusionistas rivais não é menos que intrigante. Adicione a isso a direção de Christopher Nolan e tenha em mente que essa não será uma trama de fácil resolução.

Além de um drama de época, O Grande Truque é um romance estrelado por Hugh Jackman e Christian Bale repleto de mistério. Descobrir o final desse filme não é uma possibilidade e, se você conseguiu isso, deve ter usado alguma magia de adivinhação.

O Segredo da Cabana

Imagem: Universal Pictures

Em tempos de grandes blockbusters sobre super-heróis, dizer que este filme é estrelado por Chris Hemsworth já deve ser o suficiente para conquistar alguns espectadores. Para além disso, é preciso dizer que esse é um filme de terror tão padrão que se deve desconfiar dele.

Fãs do gênero já conhecem as obviedades das histórias que iniciam com um grupo de adolescentes ou jovens adultos que resolvem se isolar em algum lugar meio estranho, contrariando todas as noções de bom senso. O Segredo da Cabana é esse filme, só que não. Apesar de cumprir com todos os itens de previsibilidade, a trama aos poucos começa a liberar pistas de que algo está fugindo do óbvio. Você conseguirá adivinhar? Se sim, parabéns! Você deve ter uma mente muito fértil.

Psicopata Americano

Imagem: Europa Filmes

Christian Bale dá um show de atuação no papel de psicopata nesse filme de 2000, que mostra um executivo se revelando um verdadeiro assassino alucinado, até que… Você certamente não esperava por isso.

Embora colecione alguns prêmios e tenha sido exibido à exaustão durante alguns anos na TV, Psicopata Americano ressoa como um quase clássico mais ou menos esquecido e isso se deve principalmente ao seu plot twist. Então já vou avisando: em termos de gosto, é um filme polêmico!

Sexto Sentido

Imagem: Hollywood Pictures

Sexto Sentido nasceu um clássico: roteiro maravilhoso, personagens cativantes, medo, sustos, drama, futuros memes… e um plot twist de deixar qualquer um de boca aberta.

M. Night Shyamalan consegue a façanha de ressignificar um filme inteiro a partir de uma única informação e, se você ainda não viu e não sabe qual informação é essa, corre para ver, porque o spoiler desse filme corre solto pela internet e ninguém está imune!

Um Contratempo

Imagem: Atresmedia Cine

O espanhol Um Contratempo chegou sem muito alarde ao catálogo da Netflix e logo ganhou espectadores por seu final surpreendente. Com um suspense muito bem trabalhado em todos os detalhes pelo diretor e roteirista Oriol Paulo, esse é daqueles filmes que nos convidam a montar um quebra-cabeças.

Assim como em Garota Exemplar, Um Contratempo é focado na resolução de um crime, em descobrir a verdade por trás de um testemunho. E é quando precisamos confiar na palavra de um personagem que as possibilidades de estarmos sendo enganados se tornam mais evidentes. Você confia em tudo o que vê?





Fonte