,1-- -->

Aprenda como fazer um Currículo Lattes

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email



Se você, mesmo após ter concluído a graduação, deseja seguir com sua carreira acadêmica através de pesquisas de mestrado ou doutorado, provavelmente já ouviu falar no famoso currículo Lattes. Ele é obrigatório para quem irá realizar um estudo com o auxílio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e exibe informações sobre a trajetória acadêmica de um estudante universitário.

Como fazer um currículo Lattes

Passo 1: acesse o site do Lattes no CNPq e clique em “Cadastrar novo currículo”.

Também é possível usar o site do CNPq para pesquisar outros currículos Lattes ou instituições (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: preencha informações como seu país de nacionalidade, e-mail e senha. Em seguida, lembre-se de digitar os caracteres de confirmação que aparecem na imagem logo abaixo do cadastro inicial.

Caso você tenha um e-mail institucional de sua universidade, utilize-o no seu cadastro do Lattes (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: adicione informações complementares ao seu currículo Lattes, como sua data de nascimento, CPF, gênero, cor e documentos de identificação. Não se esqueça de fazer o upload de uma foto de perfil.

A foto de perfil no currículo Lattes é obrigatória (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: agora, informe seu endereço completo.

Você também pode informar seu endereço profissional caso lecione ou tenha outro cargo em uma instituição de ensino (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 5: chegou a hora de inserir suas informações acadêmicas em seu currículo Lattes....

Comece pela formação acadêmica concluída até agora e inclua também a instituição, o ano e a formação em andamento.

Insira em seu currículo Lattes informações sobre a formação que já foi concluída e a que está em andamento (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 6: se você exerce alguma atuação profissional na área acadêmica no momento, pode mencionar em seu currículo Lattes (caso queira).

É importante especificar o tipo de vínculo que você possui junto à instituição de ensino (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 7: descreva a sua área de atuação acadêmica e os idiomas falados, com o nível de proficiência em cada área – leitura, compreensão, fala e escrita.

Descreva a sua área de atuação no Currículo Lattes com precisão (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 8: por fim, confirme seus dados para enviá-los ao CNPq e criar o seu currículo Lattes. Não se esqueça de conferir o Termo de Adesão e Compromisso da Plataforma Lattes antes de confirmar sua requisição.

Clique em “Enviar ao CNPq” para finalizar a criação de seu currículo Lattes (Captura de tela: Ariane Velasco)

E você, sabia que era necessário ter um currículo Lattes para realizar pesquisas junto ao CNPq? Conte pra gente nos comentários. 

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.





Fonte