Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, Ao utilizá-los, você aceita o uso que fazemos dos cookies.

Desenvolvedor usa GameplayKit para criar utilitário de segurança para Macs

GameplayKit

Talvez você nunca tenha ouvido falar do GameplayKit, mais uma das centenas de APIs1 disponibilizadas pela Apple — essa, responsável por fazer os jogos do Mac (e do iOS) responderem aos comandos e regras estabelecidos pelos desenvolvedores e rodarem mais eficientemente. Isso é bom: significa que a API simplesmente funciona, e você (se não for um desenvolvedor, claro) não precisa saber da sua existência. Interessante é o que o pesquisador de segurança Patrick Wardle criou a partir dela.

O desenvolvedor revelou, na última conferência de segurança RSA, um utilitário chamado GamePlan, que utiliza as rotinas do GameplayKit para um propósito que não necessariamente precisa ter nada a ver com jogos: em vez disso, o software utiliza a API para analisar atividades suspeitas ocorrendo no sistema que podem indicar a presença de malwares e outras ameaças.

Wardle explicou o conceito por trás do utilitário:

O GameplayKit cuida de administrar eventos e realizar ações. Em PacMan, por padrão, os fantasmas estão caçando o PacMan, então essa é uma regra. Se o PacMan come uma pastilha, os fantasmas fogem. Essa é outra regra. Então nós percebemos que a Apple tinha feito todo o trabalho duro por nós. A lógica de jogo pode ser usada muito eficientemente para processar eventos num sistema e enviar alertas.

Ou seja, o usuário pode, com o GamePlan, criar regras que disparem ou não alertas no sistema — tudo de acordo com os seus padrões de uso e com comportamentos que, no seu caso, possam representar ameaças. Alguém pode, por exemplo, configurar o utilitário para alertar todas as vezes que arquivos forem enviados, via internet, a um laptop da área de recursos humanos da empresa — mas não quando o envio for feito a um laptop da área de desenvolvimento, por exemplo.

Segundo Wardle, as opções para personalização do software são quase infinitas, e o usuário pode, a partir do GameplayKit, administrar aspectos como transferência de arquivos, conexão de periféricos, ativação da webcam/microfone, instalação de programas e muito mais.

Ainda não há uma previsão de lançamento do GamePlan para o público geral, mas ficaremos acompanhando as notícias sobre ele.

via WIRED

Fonte:MacMagazine