,1-- -->

Google vai abandonar antigo catálogo de figurinhas do Gboard

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Receba os artigos diretamente no seu email






Quando chegou, o “misturador de emojis” elevou o nível das figurinhas do Gboard com uma variedade imensa de reações, algumas até bem difíceis de explicar. Em troca, porém, o Google vai abandonar uma ferramenta antiga, os adesivos “Minis”, que são estilo os Bitmojis do Snapchat.

O aviso de que o recurso chegará ao fim aparece no próprio Gboard. Usuários que recorrem às clássicas figurinhas são informados de que os “minis serão descontinuados em breve”. Segundo detalhes obtidos pelo site 9to5Google, os adesivos devem sumir no fim de outubro.

Aviso de descontinuidade aparece para usuários que ainda utilizam as figurinhas antigas (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Expressões redundantes

O conjunto de figurinhas surgiu em 2018, e a proposta era de apresentar reações ilustradas com base no rosto do dono do celular — tipo os Memojis do iOS, mas bidimensionais. As opções continuaram evoluindo e eventualmente ficaram bem parecidos com os emojis tradicionais.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso...

novo canal no youtube, o Canaltech News.
Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Na época, porém, as expressões não cativaram o público e o próprio Google deixou elas de lado. Daí, em outubro de 2020 surgiu o misturador de emojis, conhecido oficialmente como Emoji Kitchen, jogando mais uma pá de cal sobre as figurinhas antigas.

A mistura de emoji, além de não fugir dos clássicos, cria um imenso catálogo de opções com muita expressividade (Imagem: Reprodução/Google)

Um caso de sucesso

Atualmente, o Emoji Kitchen conta com mais de 14 mil variações — só na semana passada, foram adicionadas 1,5 mil opções. Em vez de personalizar os emojis com reconhecimento facial, o Google retrabalha figurinhas já conhecidas do padrão Unicode com combinações, variações, expressões baseadas em memes e outras coisas inusitadas.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.



Fonte