Qual a diferença entre heliporto e vertiporto?
[ad_1]Com a chegada dos eVTOLs (veículos elétricos com decolagem vertical), muitas dúvidas começam a surgir não apenas entre o grande público, mas também com as empresas, que sabem que este mercado possui um ótimo potencial de investimento e todas as informações precisam ser conhecidas, sobretudo no aspecto técnico.
Uma das maiores dúvidas é com relação a operação dos carros voadores, que serão 100% elétricos e terão decolagem muito parecida com os helicópteros, ou seja, levantarão voo e pousarão verticalmente. Entretanto, há muitas diferenças entre um heliporto e um vertiporto, local onde esses veículos serão alocados nas cidades.
Em primeiro lugar, é necessário explicar que há uma enorme diferença entre um heliporto e um heliponto. Um heliponto serve, apenas, para receber um helicóptero, de modo que ele possa pousar e decolar com segurança. Já um heliporto é um ambiente muito mais completo e com outro tipo de certificação.
No heliporto, há muito mais espaço e é possível até abrigar um pequeno terminal de passageiros. Além disso, o local reúne, por exemplo, técnicos, dispositivos de abastecimento e terminais de carga, além de sempre haver órgãos reguladores para monitorar a operação. Um exemplo claro dessa diferenciação é que os heliportos estão, geralmente, localizados em aeroportos, com grandes hangares à disposição, enquanto os helipontos podem ser alocados em prédios. Para efeito de informação, a cidade de São Paulo possui mais de 200 helipontos.
E o vertiporto?
O vertiporto será um local destinado a operação dos eVTOLs, ou carros voadores, quase como se fosse uma mistura pefeita entre heliporto e heliponto. Isso acontece porque a manutenção de um veículo desses é muito mais fácil, bem como seu abastecimento, que será feito por meio da rede elétrica. E por serem menores e mais leves, os eVTOLs poderão operar em locais diferentes dos atuais helipontos que conhecemos.
O propósito dos eVTOLs será transportar carga e passageiros, sempre dentro das grandes cidades. Por isso, quando a regulamentação estiver pronta, saberemos onde exatamente esses locais serão instalados. Empresas como a Uber e a Embraer, por exemplo, já pensam nessas estruturas como compactas e extremamente tecnológicas, mas tudo, claro, ainda está na prancheta.
Até lá, as empresas seguem testando seus eVTOLs e pensando em como inseri-los nas grandes cidades com segurança.
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